terça-feira, 16 de março de 2010

História e Origem da Fundação Terapêutica Monte Tabor


Em 1997, através de visitas aos detentos pela Pastoral Carcerária, foi mantido na paróquia os primeiros contatos com infratores menores, usuários de drogas. Na ocasião o Pároco frei João Gierse despertou para o encaminhamento de jovem pra a fundação da paz em Timon-Maranhão.
Em Janeiro de 1998, o coordenador da Fundação da Paz, veio em Piripiri acompanhado de mais três jovens, para dar palestras sobre drogas na comunidade Caldeirão é no salão Santa Clara.
No periodo de Agosto de 1998 a Março de 2001, forão encaminhado para tratamento na fazenda da Paz pela Paróquia Nossa Senhora dos Remédios e também a manutenção de verbas vinda da Alemanha. Em Março e Abril de 2000 implatação do Grupo de Apoio Amor Exigente, Curso sobre drogadição em três etapas para multiplicadores com 20 participantes, assessorados por Célio Luiz e equipe de Teresina.
Em 2001, com o surgimento da campanha da fraternidade " Vidas Sim Drogas Não", surgiu grande interesse da população para aproblemática: aconteceram palestras, depoimentos em comunidades, grupos e colégios e o programa radiofônico "Família em Sobriedade".
Foi implantada também um comissão organizadora com atuação nas cinco frente de trabalho:
PREVENÇÃO, INTERNAÇÃO, RECUPERAÇÃO, REINSERÇÃO SOCIAL E ATUAÇÃO POLÍTICA, gerando vários movimentos como a semana da sobriedade e outros.
Em 21 de Abril de 2001 teve início a Fundação Terapêutica Monte Tabor na comunidade Cangati/Barreirinha, com sete jovens no terreno da Paróquia.
Em 07 de Maio 2001, transferência dos internos para o Sertão de Dentro, também terreno da paróquia, com dez internos, sendo que dois vinherão de Teresina, um de Santa Catarina e sete de Piripiri. O motivo da transferência: A comunidade terapêutica tinha que ficar mais isolado do contato com o mundo, que não era garantido então em Cangati, alojamento provisório dos internos, na capela do povoado e inicio da construção de uma casa de taipa, pela paróquia, com ajuda do ROTARY..
Em 27 de Novembro de 2001, primeira assembléia constitutiva da Fundação Monte Tabor, com eleição da primeira diretoria.
Em 22 de Fevereiro de 2002, inauguração da oficina Monte Tabor no Bairro Paciência, com objetivo de reinserção social dos recuperados com incentivo do Rotary Clube.
Em 19 de Março de 2002, primeira assembléia anual da Fundação para aprovação do estatuto.
A Fundação Terapêutica Monte Tabor, funcionou ate o dia 22 de Novembro de 2006, na referida casa de taipa, quando foi inaugurada a nova casa sede, com o apoio da paróquia de Piripiri e da vice Província Nossa Senhora da Assunção de Bacabal-Maranhão, contribuição de benfeitores da Alemanha, de sócios, juizado especial e doações de colégios e outras entidades.
Vem atuando com jovens da comunidade de Piripiri, Batalha, Teresina, Esperantina, Pedro II, Piracuruca, Luiz Correia, Parnaíba, Lago da Pedra, Lago dos Rodrigues e São Luis do MA, estando de portas abertas para outras localidades.
Durante o ano de 2006, funcionou também uma escola de informática com três computadores, dois doados pelo Banco do Nordeste e um doado pelo Rotary, para reinserção social, uma oficina de soldagem, que será transferida para nova casa e o grupo de apoio NA, que acompanha os jovens que desejam fazer o tratamento de internato, como também acompanha os que estão se reintegrando na sociedade, depois da internação na casa.
Devido a região ser montanhosa, foi lembrado o Monte Tabor da Galiléia, onde Jesus se transfigurou (Mt-17 1-8).
Foi com base neste evagelio de Matheus que Frei João Gierse batizou a Comunidade Terapêutica Monte Tabor, com a esperança e o sonho de ver o sentido na transfiguração de Jesus; vontade de ficar neste lugar ( Senhor é bom estamos aqui) e experiência de Deus( este é o meu filho muito amado).

Um comentário:

  1. Fundação Monte Tabor hoje é um nome que merece respeito devido ao trabalho prestado com o ser humano. Nestes 10 anos muitas vidas foram transfiguradas,parabéns a todos que fazem a família Monte Tabor que Deus os ilumine sempre.

    ResponderExcluir